O Amazonas emitiu cerca de 410 mil Carteiras de Identidade Nacional (CIN) entre janeiro e dezembro de 2024, segundo dados do Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo (IIACM), vinculado à Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM). Desde o início da emissão da CIN no estado, em abril de 2023, o total de documentos emitidos chegou a 600 mil.
Do total emitido em 2024, aproximadamente 235 mil foram na capital e 175 mil no interior. A média mensal foi de 21 mil agendamentos e 35 mil atendimentos. O diretor do IIACM, perito Mahatma Porto, afirmou que a meta do estado é garantir a emissão do documento para toda a população até 2032.
“O Amazonas tem a meta de, até 2032, ter toda a população identificada com sua carteira de identidade nacional emitida. Isso representa um ganho para a sociedade, tanto para a população, que tem acesso à sua documentação, quanto para o Estado e para a Secretaria de Segurança Pública, que terá os dados do cidadão disponíveis”, disse Porto.
Ações para emissão do documento
Para ampliar o acesso ao documento, o Amazonas realiza mutirões e programas sociais, como o Governo Presente, que leva atendimento a áreas de difícil acesso, incluindo comunidades indígenas. As unidades de Pronto Atendimento ao Cidadão (PACs) também oferecem o serviço de emissão da CIN.
“Nós temos postos de identificação em todos os municípios do estado do Amazonas, nos 62 municípios. E, frequentemente, também realizamos ações pontuais em diferentes localidades, levando à população o serviço de emissão da carteira de identidade nacional. O Amazonas está comprometido com a garantia de documentação para o povo amazonense”, afirmou Porto.
Validade e tecnologia da CIN
Diferente do antigo Registro Geral (RG), a CIN tem prazo de validade: cinco anos para crianças de 0 a 12 anos, 10 anos para pessoas entre 12 e 60 anos e validade indeterminada para quem tem mais de 60 anos. O documento conta com QR Code para verificação de autenticidade e está disponível no aplicativo gov.br, com validade igual ao documento físico.
Para solicitar a CIN, é necessário agendar atendimento pelo site da SSP-AM (https://www.ssp.am.gov.br/). Pessoas idosas, com deficiência e outras prioridades comprovadas podem comparecer diretamente ao PAC mais próximo sem necessidade de agendamento.
Retirada de documentos
A SSP-AM informou que mais de 34 mil Carteiras de Identidade estão disponíveis para retirada nas unidades do PAC. Para consultar a disponibilidade, o cidadão pode acessar o site da SSP-AM na aba “Acompanhar Atendimento”.
Com a CIN em mãos, é possível baixar a versão digital no aplicativo gov.br. Para isso, é necessário ter o selo prata ou ouro na plataforma.