Governo do Amazonas atualiza dados da cheia e intensifica envio de ajuda humanitária para municípios afetados - Foto: Divulgação/Alex Pazuello/SecomGoverno do Amazonas atualiza dados da cheia e intensifica envio de ajuda humanitária para municípios afetados - Foto: Divulgação/Alex Pazuello/Secom

Uma nova atualização sobre a cheia no Amazonas foi divulgada, nesta quinta-feira (19), pelo Governo do Estado, por meio do Comitê Permanente de Enfrentamento a Eventos Climáticos e Ambientais. O boletim informa que 106.464 famílias já foram afetadas, totalizando aproximadamente 425 mil pessoas impactadas em diferentes regiões.

As nove calhas de rios do Amazonas seguem em processo de cheia, com picos de enchente previstos entre os meses de março e julho, variando conforme a localização dos municípios. A Defesa Civil do Estado reforça que o monitoramento é contínuo e realizado pelo Centro de Monitoramento e Alerta, que acompanha os níveis dos rios ao longo de todo o ano.

Atualmente, 39 dos 62 municípios do estado estão em Situação de Emergência, 19 em estado de Alerta, um em Atenção e três permanecem em condição de Normalidade. Nesta quinta-feira, o município de Alvarães passou da condição de Alerta para Emergência.

Ajuda humanitária

Também nesta quinta-feira, o governador Wilson Lima acompanhou o embarque de 230 toneladas de ajuda humanitária, dentro da Operação Cheia 2025. O material será enviado a municípios das calhas do Alto Solimões e do Juruá, e inclui alimentos, caixas d’água, copos de água potável e purificadores do programa Água Boa.

Com esse novo envio, a operação totaliza 580 toneladas de alimentos encaminhados a regiões atingidas, além de 2.450 caixas d’água, 57 mil copos de água e equipamentos de purificação, incluindo uma estação de tratamento móvel (Etam).

Educação e saúde

Na área da educação, a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc) informou que 444 alunos foram impactados pela cheia em quatro municípios: Anamã, Itacoatiara, Novo Aripuanã e Uarini. Os estudantes seguem com o calendário escolar por meio do programa “Aula em Casa”.

Na saúde, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) enviou uma balsa adaptada para funcionar como hospital flutuante ao município de Anamã, que está em estado de emergência. A cidade também conta com o suporte do Barco Hospital São João XXIII.

Além disso, a SES-AM encaminhou 72 kits de medicamentos para os municípios de Apuí, Boca do Acre, Manicoré, Humaitá, Ipixuna, Guajará e Novo Aripuanã, beneficiando mais de 35 mil moradores. Em Manicoré, foi entregue uma nova usina de oxigênio com capacidade de produção de 30 metros cúbicos por hora, substituindo um equipamento com capacidade inferior. A cidade de Apuí recebeu cilindros de oxigênio, além de medicamentos e insumos hospitalares.

Operação segue em andamento

A Operação Cheia 2025 foi iniciada em abril, com o envio de ajuda humanitária aos primeiros municípios a decretarem Situação de Emergência, localizados na calha do rio Madeira. Desde então, o governo estadual mantém ações de assistência e apoio logístico para minimizar os impactos da enchente em comunidades do interior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *