Nesta terça-feira (18), a Sala de Imprensa Vaticana emitiu uma nota informando que o quadro de saúde do Papa Francisco evoluiu para uma pneumonia bilateral, uma infecção que afeta ambos os pulmões e que pode ser mais grave do que a pneumonia comum.
Desde quinta-feira (13), quando foi internado no Hospital Gemelli, o estado de saúde do Pontífice de 88 anos tem sido monitorado de perto. Na segunda-feira (17), a Santa Sé descreveu a situação como “complexa”.
O boletim médico divulgado afirma que “os exames laboratoriais, a radiografia do tórax e a condição clínica do Santo Padre continuam a apresentar um quadro complexo. A infecção polimicrobiana, que surgiu em um contexto de bronquiectasia e bronquite asmática, exigiu o uso de antibioticoterapia com cortisona, tornando o tratamento terapêutico mais delicado”.
Devido ao estado de saúde do Papa, a Santa Sé cancelou todas as atividades previstas em sua agenda.
Mais cedo, o Vaticano informou que o Papa teve uma “noite pacífica” e que estava seguindo o repouso indicado pela equipe médica.
Apesar do quadro de saúde considerado complexo, Francisco permanece de bom humor. Pela manhã, recebeu a Eucaristia e, durante o dia, alternou o repouso com a oração e a leitura de textos, segundo o Vaticano.
O Pontífice agradeceu as manifestações de apoio e pediu que as orações por sua recuperação continuem.
Sucessão Papal
Diante do quadro clínico de saúde do Pontífice argentino, as especulações com possíveis papáveis (cardeais elegíveis ao papado) se encontra o nome do Arcebispo de Manaus, Dom Leonardo Ulrich Steinner O.F.M.

O catarinense de 74 anos assumiu o cargo de Arcebispo de Manaus em 2020 com a renúncia do então Arcebispo, Dom Sérgio Eduardo Castriani, C.S.Sp. Em 2022 foi nomeado pelo Papa Francisco o primeiro cardeal da região amazônica.
Além de Dom Leonardo, outro brasileiro, Dom Paulo Cezar Costa é considerado apto a participar de um eventual Conclave (reunião de cardeais para a escolha de um novo Papa).

Como parte da reunião, os nomes dos brasileiros podem ser levados para votação como possíveis candidatos ao cargo de Papa futuramente.