O governador do Amazonas, Wilson Lima, lançou nesta segunda-feira (17) o programa Saúde AM Digital, que busca agilizar consultas e exames na rede estadual de saúde por meio de soluções tecnológicas.
A primeira ferramenta apresentada é uma assistente virtual que utiliza inteligência artificial para enviar mensagens via WhatsApp confirmando agendamentos feitos pelo Sistema de Regulação (Sisreg).
Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), o estado realiza cerca de 600 mil agendamentos mensais, mas o índice de absenteísmo chega a 60%. A assistente virtual visa reduzir esse percentual ao comunicar os pacientes em tempo real e permitir a confirmação ou o reagendamento de consultas e exames diretamente pelo aplicativo.
A secretária de Saúde, Nayara Maksoud, afirmou que a nova ferramenta otimiza a gestão da fila de espera e reduz o tempo de notificação de faltas.
“Antes dessa ferramenta, demoraríamos de 15 a 30 dias para poder ser notificado que o usuário faltou a uma consulta ou exame. A partir do momento que estamos trabalhando com a ferramenta, ele vai saber em tempo real. O usuário que está num grau abaixo da fila possa ter a oportunidade de subir e também ser atendido de forma mais ágil”, destacou a secretária.
Para utilizar o serviço, o paciente deve ter seu pedido inserido no Sisreg em qualquer unidade de saúde. A assistente virtual enviará uma mensagem do número oficial do programa, (92) 3190-1504, com a data, hora e local do atendimento. O paciente pode confirmar, reagendar até duas vezes ou cancelar o agendamento. O sistema não aceita fotos, áudios ou vídeos e não solicita dados bancários.
O programa Saúde AM Digital também prevê a implantação de outras soluções, como um projeto de telemedicina e o serviço de telelaudo, que permitirá atendimentos médicos remotos. O objetivo é ampliar o acesso aos serviços de saúde e otimizar a comunicação entre pacientes e a rede estadual de atendimento.
Participaram do lançamento representantes do Ministério Público, Tribunal de Contas do Estado, Conselho Estadual de Saúde e Núcleo de Judicialização da Saúde.