O Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) informou que 81% das unidades de ensino em Manaus ainda não realizaram a atualização do cadastro dos alunos, necessária para garantir o benefício da meia-passagem estudantil. Sem a regularização, os estudantes dessas instituições ficam impedidos de adquirir o cartão de meia-passagem.
A atualização do cadastro deve ser feita no site Sou Estudante: souestudante.sinetram.com.br, na seção “Acesso Administrativo”.
Confira como realizar o cadastro:
- Acessar a opção “Primeiro Acesso” e informar o CNPJ da instituição de ensino.
- Após esse passo, uma senha será enviada para o e-mail cadastrado da instituição.
- Com a senha, será possível acessar o formulário de cadastro e preencher as informações solicitadas.
Dúvidas e suporte
Gestores e administradores das escolas podem esclarecer dúvidas pelos seguintes canais:
- Telefone: 0800 2123 270
- WhatsApp: (92) 98842-1443
- E-mails: cadastroestudantil.pmm@gmail.com ou maria.miguez@pmm.gov.br
Benefícios do App “Sou Estudante Manaus”
O aplicativo “Sou Estudante Manaus” facilita o acesso ao benefício da meia-passagem e outros serviços estudantis. Por meio dele, é possível:
- Verificar se o estudante possui o cartão PassaFácil Estudantil e, caso necessário, solicitar gratuitamente a emissão do cartão, com opção de retirada em terminais ou entrega em casa (mediante taxa de envio).
- Solicitar segunda via do cartão diretamente no aplicativo.
- Gerir os cadastros de estudantes menores de 13 anos.
- Solicitar créditos de gratuidade mensalmente para alunos da rede pública e créditos de meia-passagem para estudantes de escolas privadas.
Para os alunos das redes públicas municipais e estaduais, o cadastro no sistema do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram) é feito automaticamente. Isso garante o passe-livre para aqueles que residem a mais de um quilômetro da escola e a meia-passagem para os demais.
Além disso, o aplicativo permite a compra de créditos de meia-passagem estudantil para alunos de escolas privadas, universidades e cursos livres, eliminando a necessidade de deslocamento aos postos de atendimento do Sinetram, exceto em casos específicos, como bloqueio por biometria.
A iniciativa visa facilitar o acesso dos estudantes aos benefícios do transporte público e modernizar os serviços de atendimento.