Seguindo a temática nacional definida pelo Ministério das Mulheres, a campanha Agosto Lilás deste ano tem como tema “Feminicídio Zero: nenhuma mulher a menos!”. Como parte das ações de prevenção e combate à violência de gênero, a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) vai realizar uma série de atividades ao longo do mês.
A campanha inclui abordagens intensificadas em pontos turísticos, bares, hotéis, motéis e centros comerciais da cidade, com foco na disseminação de informações e direitos das mulheres de todas as idades.
Dados da Secretaria Executiva de Políticas para Mulheres (SEPM) indicam que, de janeiro a junho, foram realizados 5.416 atendimentos. Com o reforço das ações, a Sejusc espera aumentar esse número no segundo semestre.
Jussara Pedrosa, titular da Sejusc, afirma que o atendimento oferecido por profissionais qualificados ajuda a quebrar o ciclo de violência.
“A Sejusc tem equipamentos prontos para receber a mulher em situação de violência, com pessoas treinadas para atendimento humanizado, psicossocial, acolhimento e facilitação para a conclusão do Ensino Médio e cursos profissionalizantes. Tudo para ajudar a mulher a sair do ciclo de violência”, destaca Jussara.
Além disso, a Sejusc atualmente oferece o Serviço de Apoio Emergencial à Mulher (Sapem) em todas as zonas de Manaus, além da Casa Abrigo Antônia Nascimento Priante, o Centro Estadual de Referência e Apoio à Mulher (Cream) e unidades do Serviço de Apoio à Mulher, Idoso e Criança (Samic) em Itacoatiara, Maués, Tefé, Parintins, Humaitá e Tabatinga.
Programação
- Quinta-feira, 01/08: Lançamento da “Operação Shamar”
- Sexta-feira, 02/08: Palestras sobre tipos de violência para crianças e adolescentes em escolas
- Quarta-feira, 07/08: Abertura oficial da campanha “Agosto Lilás” na sede da OAB
Durante o mês, a Sejusc visitará Itacoatiara, Novo Airão, Itapiranga, Silves e São Gabriel da Cachoeira para aproximar os serviços da população local.
A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e a Secretaria de Educação abrirão inscrições para cursos de capacitação para mulheres no programa Onda Verde.
As aulas começarão em 17 de setembro para alunos da capital, Iranduba, Itacoatiara e Careiro.