No primeiro mês de 2025, o Amazonas registrou um aumento significativo na apreensão de armas de fogo. O Batalhão de Força Tática da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) retirou de circulação 46 armas de fogo, o que representa um crescimento de 39% em comparação ao mesmo período de 2024.
Entre as armas apreendidas pelo Batalhão estavam fuzis, submetralhadoras, rifles, espingardas, escopetas, pistolas, revólveres e armas de fogo de fabricação caseira.
De acordo com dados do Centro Integrado de Estatística (Ciesp), em janeiro também foram registrados 36 casos de homicídios em Manaus, uma redução de 15 ocorrências em comparação ao mesmo mês de 2024.
O comandante da Força Tática, tenente-coronel PM Dionísio Muniz, destacou a queda nos homicídios:
“No mês de janeiro, tivemos uma redução nos homicídios, com apenas 36 casos registrados em Manaus. Esse é o menor número em 18 anos. Essa quantidade pode nos levar a afirmar que é incognoscível, não sabemos quantos crimes de roubo, homicídios e outros crimes violentos com o uso de armas de fogo foram evitados pelas nossas ações”, destacou o comandante.
A Polícia Militar do Amazonas orienta a população a informar imediatamente qualquer ação criminosa, por meio do disque-denúncia 181 ou pelo 190. A identidade do denunciante será mantida em sigilo.