Uma balsa usada para a captação de água da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama) afundou parcialmente no Rio Javari e deixou o município de Benjamin Constant sem abastecimento.
Moradores relatam que estão sem água nas torneiras desde sábado (18), sem previsão para normalização do serviço.
Falta de resposta oficial
O g1 questionou a Cosama sobre as causas do incidente, a data exata do ocorrido e as medidas para restabelecimento do fornecimento, mas até a última atualização da reportagem não houve resposta oficial.
Vídeo mostra estrutura submersa
Imagens feitas por moradores mostram a estrutura flutuante parcialmente submersa. Em um dos vídeos, um morador afirma que o reparo da balsa pode demorar e sugere a instalação de uma bomba alternativa na balsa da associação de moradores como solução emergencial para reduzir os transtornos à população.
“Para ajeitar essa balsa vai custar muito tempo. A solução é colocar essa bomba aqui na balsa da associação, para o nosso povo não passar dificuldade com água”, diz o morador no vídeo divulgado nas redes sociais.
Abastecimento emergencial
Em nota, a Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil informou que o município enfrenta desabastecimento devido ao problema no flutuante de captação.
Segundo o órgão, está sendo realizado abastecimento emergencial exclusivo para o hospital, a fim de garantir o funcionamento dos serviços essenciais de saúde.
Até o momento, não há previsão oficial para a normalização do fornecimento de água na cidade.
Com informações G1-Am
Foto: Reprodução
