O Projeto Amazônia Cine Sol, contemplado pela Lei Paulo Gustavo realizará neste sábado (10), uma sessão de cinema especial para crianças com transtorno do espectro autista (TEA), atendidas pelo Espaço de Atendimento Multidisciplinar ao Autista Amigo Ruy (Eamaar), localizado no bairro Alvorada 2, em Manaus.
A exibição será às 18h30 e utilizará estratégias adaptadas para proporcionar uma interação respeitosa e agradável ao público.
A idealizadora do projeto, Liliane Costa, destacou que o Amazônia Cine Sol, que tem circulado por comunidades do interior e indígenas do Amazonas, sempre se adapta às particularidades locais.
No entanto, exibir filmes para crianças autistas no Eamaar representa um desafio adicional, devido às características sensoriais dessas crianças.
“Muitas delas têm hipersensibilidade ou hipossensibilidade a estímulos como luzes e sons. Portanto, a adequação vai além do estrutural, e nossa equipe está preparada para lidar com essas necessidades com muito amor”, afirmou Liliane.
Entre as adaptações previstas estão a redução do volume do som ambiente, a ausência de apitos, e uma performance mais suave da palhaça Lilika, que interagirá de forma respeitosa com as crianças.
Liliane reforça a importância da participação ativa dos pais e cuidadores para o sucesso da exibição.

O Amazônia Cine Sol é o primeiro cinema itinerante do Amazonas movido por energia solar. Após várias exibições no interior e em comunidades indígenas, o projeto chegou a Manaus, onde busca valorizar a produção cinematográfica regional e temas de conservação da Amazônia.
As exibições são alimentadas por energia solar, tornando possível levar cinema a lugares de difícil acesso.