A Fifa confirmou nesta quarta-feira (14), que a seleção brasileira terá como base o estado de Nova Jersey, nos Estados Unidos, durante a Copa do Mundo, que começa em 11 de junho. A definição atende a um pedido prévio da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), após visitas técnicas realizadas em diferentes cidades norte-americanas.
O Brasil vai treinar no Centro de Treinamento Columbia Park, pertencente ao clube RB New York, localizado na cidade de Morristown. A delegação ficará hospedada no hotel The Ridge, em Basking Ridge, que será reservado integralmente para uso da seleção durante o período da competição.
Um dos fatores considerados na escolha foi a proximidade com o Estádio de Nova York, onde a seleção brasileira fará sua estreia no Mundial. O primeiro jogo do Brasil será contra o Marrocos, no dia 13 de junho, às 19h (horário de Brasília), pelo Grupo C, que também conta com Escócia e Haiti. O deslocamento entre o hotel e o centro de treinamento será de aproximadamente 15 minutos.
Segundo nota oficial da CBF, a escolha de Nova Jersey ocorreu após análises presenciais feitas nos últimos meses em hotéis e centros de treinamento disponibilizados pela Fifa em cidades como Orlando, Seattle, Boston, Los Angeles e Nova York. Entre os critérios avaliados estavam privacidade, conforto, segurança e distância em relação aos locais de treinos e partidas.
De acordo com Cícero Souza, gerente geral de seleções masculinas da CBF, também foram considerados aspectos como qualidade dos gramados, logística, estrutura hoteleira, fuso horário e outros fatores que podem impactar o desempenho da equipe ao longo da competição.
A CBF informou ainda que o CT Columbia Park conta com áreas de treinamento, academias, vestiários, escritórios administrativos e acessibilidade. O local passa atualmente por obras de ampliação e modernização das estruturas e dos equipamentos.
Antes do início da Copa do Mundo, a seleção brasileira fará dois amistosos contra seleções europeias, ambos nos Estados Unidos. O primeiro será contra a França, no dia 26 de março, às 17h, no Gillette Stadium, em Massachusetts. Cinco dias depois, o Brasil enfrenta a Croácia, às 21h, no Camping World Stadium, na Flórida.

