Nesta sexta-feira (9), três homens foram presos em Careiro da Várzea (a 25 quilômetros de Manaus), acusados de estupro de vulnerável contra uma criança de 9 anos. Os suspeitos são o pai, o avô e o tio da criança.
Além dos três presos, um quarto indivíduo, também tio da vítima e parte da rede de abuso, conseguiu fugir no momento da chegada das equipes policiais ao local.
Durante coletiva de imprensa, o delegado-geral da PC-AM, Bruno Fraga, agradeceu o trabalho dos policiais civis da 35ª DIP de Careiro da Várzea e destacou a gravidade e a atrocidade desse tipo de crime.
“É um crime absurdo, uma barbárie, pois se tratam de crianças que foram vítimas da própria família. Ontem efetuamos as prisões do pai, do avô e de um tio, e ainda existe um segundo tio que conseguiu fugir do local. Então é uma resposta da Polícia Civil a essa atrocidade”, disse.
As investigações, iniciadas após informações fornecidas pelo Conselho Tutelar do município, revelaram que o crime vinha ocorrendo há mais de um ano.
De acordo o delegado titular da 35ª DIP, David Jordão, além do abuso sexual, a criança também era submetida a outras formas de exploração, incluindo trabalho infantil doméstico.
Durante a operação policial, foi encontrada uma arma de fogo em posse dos envolvidos, que foram presos no momento da abordagem.
Um segundo tio da vítima, também envolvido no crime, está foragido, e as autoridades pedem a colaboração da população para localizá-lo.
O delegado Paulo Mavignier, diretor do DPI, ressaltou a importância da operação no combate à criminalidade na região do Careiro da Várzea, destacando a atuação integrada das forças de segurança pública.
Os indivíduos detidos responderão por estupro de vulnerável, maus tratos e trabalho infantil, e ficarão à disposição da Justiça.
A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) reiterou seu compromisso em combater crimes contra crianças e adolescentes e garantiu que as investigações continuarão para identificar e punir todos os envolvidos neste caso chocante de abuso infantil.