Secretaria de Educação disponibiliza vagas para alunos da rede pública com formação técnica profissional em Informática e Mecatrônica FOTOS: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto EscolarSecretaria de Educação disponibiliza vagas para alunos da rede pública com formação técnica profissional em Informática e Mecatrônica FOTOS: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

Abriram nesta quinta-feira (2) as inscrições para o Processo Seletivo do Projeto Social Ensino Médio Técnico 2025. Coordenado pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, em parceria com a Fundação Matias Machline (FMM), a seleção tem o objetivo de oferecer à alunos que concluíram o 9º ano em escolas da rede pública estadual, uma Formação Técnica Profissional (FTP) durante o Ensino Médio, da 1ª à 3ª série.

Com 322 vagas disponíveis, o projeto proporciona uma experiência educativa em espaços de aprendizagem equipados com tecnologias educacionais adequadas à formação técnica e profissional, voltadas para os cursos de Informática e Mecatrônica. Os alunos interessados podem realizar a inscrição, on-line, até o dia 15 de janeiro, por meio do site da Fundação.

De acordo com a coordenadora do Escritório de Projetos da Secretaria de Educação, Ádila Marta, serão admitidos no processo seletivo alunos que concluíram o 9º ano em uma escola pública no ano de 2024, que sejam nascidos a partir de 2007, tendo completos 17 anos, no máximo, até o dia 31 de dezembro de 2024.

“Esse projeto social proporciona inclusão e igualdade de oportunidades, priorizando jovens de grupos vulneráveis, uma preparação técnica e profissional para o mercado de trabalho, também proporciona o desenvolvimento integral dos estudantes com ensino em tempo integral em ambientes modernos e tecnológicos”, ressaltou.

A Secretaria de Educação vai destinar 17 das 322 vagas disponíveis para alunos com deficiência, 33 para alunos pretos, pardos ou indígenas, 111 para candidatos com Número de Identificação Social (NIS) do Cadastro Único (CadÚnico) e 161 para ampla concorrência.

Etapas do Processo Seletivo

O processo seletivo ocorrerá em duas etapas. Na primeira, a equipe responsável analisará o Desempenho Anual dos candidatos, com base na média final obtida no 9º ano do Ensino Fundamental nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências. Na segunda etapa, os responsáveis farão uma análise documental durante o ato de matrícula, etapa de caráter eliminatório.

A Fundação Matias Machline divulgará a homologação das inscrições no dia 22 de janeiro de 2025 em seu site oficial. Conforme o cronograma do edital, os candidatos poderão interpor recursos até a publicação do resultado final. As matrículas ocorrerão entre 29 de janeiro e 1º de fevereiro, com início das aulas marcado para 3 de fevereiro de 2025.

FOTOS: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar