Devido às fortes chuvas na capital amazonense na madrugada deste domingo (19), que resultaram no soterramento de duas casas no bairro Redenção, Zona Centro-Oeste de Manaus, os corpos de pai e filha foram encontrados pelas equipes de resgate. Jeferson Araújo, de 30 anos, e sua filha, Ester Amorim, de 8 anos, foram localizados abraçados sob os escombros na noite de domingo.
O diretor de Operações da Defesa Civil Municipal, José Mendes, relatou que uma ligação clandestina de água na região pode ter contribuído para a tragédia.
“Estavam abraçados! O barraco deslizou completamente devido às fortes chuvas. O que sabemos é que houve uma ligação irregular de água, o que, somado às chuvas intensas, causou tudo isso”, afirmou o diretor.
Outra casa também foi atingida pelo deslizamento. Entre os sobreviventes, Jhuliana Amorim, de 27 anos, companheira de Jeferson e mãe de Ester, perdeu a perna direita e foi encaminhada ao Hospital Platão Araújo, na Zona Leste de Manaus, onde permanece internada. O irmão dela, Mateus Amorim, de 16 anos, também estava na casa e foi levado ao Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto.
Operação de Resgate
A operação de resgate mobilizou 58 bombeiros, incluindo especialistas em estruturas colapsadas, salvamento e primeiros socorros. Cães farejadores foram utilizados para localizar as vítimas.
Após o término das buscas, o Instituto Médico Legal (IML) foi acionado para a remoção dos corpos de Jeferson e Ester.
Luto Municipal
Em razão da tragédia, o prefeito de Manaus, David Almeida, decretou luto oficial de dois dias na cidade como forma de respeito e solidariedade às famílias afetadas.
“Com imensa tristeza, manifesto minha solidariedade às famílias de Jeferson Araújo Pereira, 30, e da pequena Ester Amorim, 8, que perderam suas vidas de forma trágica no deslizamento ocorrido no bairro Redenção. Neste momento de dor, direciono minhas orações e sentimentos aos familiares e amigos, desejando que Deus conforte seus corações e lhes dê forças para enfrentar essas difíceis perdas”, destacou o prefeito.