Presidente Lula anuncia expansão do programa Pé-de-Meia em evento em Fortaleza - Foto: Reprodução/Ricardo Stuckert / PRPresidente Lula anuncia expansão do programa Pé-de-Meia em evento em Fortaleza - Foto: Reprodução/Ricardo Stuckert / PR

O governo federal anunciou nesta sexta-feira (2) a ampliação do programa Pé-de-Meia para estudantes do ensino médio de escolas públicas cujas famílias estejam inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e tenham renda per capita de até meio salário mínimo.

Atualmente, o benefício é restrito a estudantes de escolas públicas que fazem parte do Programa Bolsa Família. Com a expansão, cerca de um milhão de novos estudantes serão beneficiados, incluindo alunos da educação de jovens e adultos (EJA).

O anúncio foi feito durante evento em Fortaleza (CE) com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O presidente destacou a importância de investir em educação no Brasil e incentivou os jovens presentes a não desistirem da escola e a buscarem realizações profissionais por meio da educação. Ele enfatizou que os recursos destinados à educação são investimentos, não gastos.

O ministro da Educação, Camilo Santana, ressaltou a importância do programa Pé-de-Meia, apontando que cerca de meio milhão de estudantes abandonam a escola pública no Ensino Médio a cada ano.

Camilo Santana afirmou que o programa busca garantir que nenhum aluno fique fora da escola pública no país, destacando a educação como meio para transformar vidas e promover o desenvolvimento da sociedade.

O governador do Ceará, Elmano de Freitas, afirmou que o programa de incentivo permitirá avanços na educação regional. Ele mencionou que, em 2023, o Ceará teve a maior participação no Enem do país, com 22,5 mil jovens de escolas públicas ingressando no ensino superior.

Segundo o Ministério da Educação, os novos beneficiários começarão a receber o Pé-de-Meia a partir de agosto, enquanto os alunos de EJA receberão o benefício em setembro, com o início do semestre letivo nessa modalidade.