Instituto 3B é o único representante do Norte do país na Série A1 - Foto: Divulgação/Sedel

A Arena da Amazônia, principal palco do futebol amazonense, foi o cenário do retorno de um clube do estado à elite do futebol feminino no último domingo (23/03).

O Instituto 3B enfrentou o Fluminense na rodada de abertura do Campeonato Brasileiro Série A1, um feito que não ocorria desde 2020, quando o Esporte Clube Iranduba da Amazônia representou o estado na competição.

“O retorno do futebol feminino amazonense à elite do país mostra que o investimento do Governo do Amazonas está dando resultados concretos. O apoio ao Instituto 3B e a outros clubes do estado reforça nosso compromisso com o desenvolvimento do esporte, gerando oportunidades para nossas atletas e fortalecendo a modalidade”, afirmou o secretário de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), Jorge Oliveira.

Nos últimos quatro anos, o Governo do Amazonas, por meio da Sedel, investiu mais de R$ 18 milhões no futebol profissional amazonense, tanto masculino quanto feminino.

Os resultados desse apoio incluem o acesso do Instituto 3B à Série A1 e as duas promoções consecutivas do Amazonas Futebol Clube, que subiu para a Série C e, posteriormente, para a Série B do Campeonato Brasileiro masculino.

O Instituto 3B carrega um feito inédito ao ser o único representante da região Norte na elite do futebol brasileiro, tanto no masculino quanto no feminino. Mesmo com o resultado adverso na estreia contra o Fluminense, as Feras da Amazônia já se preparam para o próximo desafio: enfrentar o São Paulo, atual campeão da Supercopa do Brasil, no Estádio Canindé, na quinta-feira (27), às 14h.

Além do Brasileirão, a Arena da Amazônia será palco do futebol feminino na Copa do Brasil, que retorna ao calendário esportivo após nove anos. Representando o Amazonas na competição, Recanto e Tarumã estreiam na primeira fase, enquanto o Itacoatiara (antigo JC Itacoatiara) entra na segunda fase, e o Instituto 3B participa a partir da terceira fase.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *