Um homem, de 28 anos, foi preso nesta sexta-feira (24), pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), através do 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP). Luan Maia Macedo é acusado de fazer parte de uma organização criminosa que aplicava golpes em professores da rede pública de ensino.
O delegado Cícero Túlio, titular da unidade, revelou que a prisão é um desdobramento da Operação Embat, deflagrada em 17 de maio deste ano, resultando na detenção de vários membros do mesmo grupo criminoso.
Ele explicou que o grupo agia há pouco mais de um ano, dividindo-se em diversos núcleos operacionais. Um deles era responsável por furtar identidades deixadas em setores de achados e perdidos de instituições públicas e privadas, falsificando em seguida os documentos para realizar empréstimos bancários.
Outro núcleo colaborava com uma empresa de tecnologia para coletar dados pessoais de servidores públicos, facilitando os empréstimos. A operação visava prender sete alvos, resultando na captura de seis indivíduos até agora.
Um dos alvos, considerado o líder do grupo, está foragido, sendo Rafael Bruno Lima de Souza, conhecido como ‘Rafa do PCC’, investigado também por documentos vinculados ao tráfico de drogas.
Luan Maia Macedo foi encaminhado para audiência de custódia, ficando à disposição da Justiça.