O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou nesta quarta-feira (18/02) em Nova Délhi, capital da Índia. A visita ocorre a convite do primeiro-ministro Narendra Modi. O primeiro compromisso da agenda oficial é a participação, nesta quinta-feira (19), em uma cúpula internacional sobre os impactos da inteligência artificial no mundo.
O evento começou na segunda-feira (16) e reúne chefes de Estado, representantes governamentais e executivos do setor tecnológico. Lula deve discursar durante a plenária de alto nível. A reunião integra o chamado processo de Bletchley, que trata de segurança, governança e cooperação global em inteligência artificial.
Debate sobre tecnologia
A programação inclui discussões sobre financiamento da democratização da tecnologia e uso da inteligência artificial em áreas como inovação, desenvolvimento social e inclusão. Esta é a primeira vez que um presidente brasileiro participa de um evento global de alto nível dedicado exclusivamente ao tema.
Na sexta-feira (20), ocorre o evento paralelo “IA para o bem de todos”, com foco nas perspectivas brasileiras para o futuro da inteligência artificial. O encontro reunirá representantes das áreas de ciência, tecnologia, gestão pública, educação, saúde e comunicações.
Agenda bilateral Brasil–Índia
Esta é a segunda viagem de Lula à Índia no atual mandato e ocorre após a visita de Narendra Modi ao Brasil, em julho de 2025, durante a cúpula do Brics. Brasil e Índia mantêm parceria estratégica desde 2006.
Durante a visita, estão previstas iniciativas relacionadas a terras raras, minerais críticos e à parceria digital entre os dois países. Também fazem parte da agenda temas como ampliação do acordo de comércio Mercosul–Índia, extensão do prazo de validade de vistos de negócios e turismo de cinco para dez anos e cooperação industrial.
Há expectativa de avanços em parcerias entre a Embraer e a Adani Defense & Aerospace, além de colaborações nos setores farmacêutico e de tecnologia em saúde.
Em 2025, a Índia foi o quinto maior parceiro comercial do Brasil, com corrente de comércio de US$ 15,2 bilhões. Atualmente, o país é o 10º destino das exportações brasileiras. Entre os principais produtos exportados estão óleos brutos de petróleo, açúcares e melaços, gorduras e óleos vegetais e minério de ferro.
Fóruns empresariais e acordos
Lula participa da inauguração do escritório da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) na Índia. A agenda inclui fórum empresarial com mais de 300 empresários brasileiros dos setores agropecuário, saúde, tecnologia, mineração, alimentos e fármacos.
Próximo destino: Coreia do Sul
O presidente permanece em Nova Délhi até sábado (21) e segue para Seul, na Coreia do Sul. Entre os dias 22 e 24 de fevereiro, estão previstas reuniões com o presidente Lee Jae Myung, além de encontros com executivos de grandes empresas e um fórum empresarial com cerca de 230 empresários brasileiros.
Está prevista a assinatura do Plano de Ação Trienal 2026–2029, com foco na ampliação do comércio bilateral e cooperação em áreas como agricultura, aviação, saúde, ciência, tecnologia, fármacos e indústria. Em 2025, o comércio entre Brasil e Coreia do Sul chegou a US$ 10,8 bilhões, com destaque para exportações de petróleo bruto, minério de ferro, farelos de soja, álcool e café não torrado.
Com informações Agência Brasil
Foto: Agência Brasil
