Foi aberto nesta quarta-feira (1º) o alistamento militar voluntário feminino para as Forças Armadas . O prazo para inscrições vai até 30 de junho de 2025 e podem participar mulheres nascidas em 2007 , que completam 18 anos em 2025 .
Neste ano, são oferecidas 1.465 vagas , distribuídas entre 1.010 para o Exército , 300 para a Aeronáutica e 155 para a Marinha . A previsão é de um aumento gradual desse número, com a meta de atingir 20% das vagas do serviço militar destinadas às mulheres.
A incorporação está prevista para ocorrer no primeiro semestre de 2026 (2 a 6 de março) ou no segundo semestre (3 a 7 de agosto) . O serviço militar tem duração de 12 meses , podendo ser prorrogado por até oito anos .
Locais de Alistamento:
Os interessados devem residir em um dos 28 municípios , distribuídos em 14 estados , conforme o Plano Geral de Convocação do Ministério da Defesa.
Confira as cidades abaixo:
- Águas Lindas de Goiás (GO)
- Belém (PA)
- Belo Horizonte (MG)
- Brasília (DF)
- Campo Grande (MS)
- Canoas (RS)
- Cidade Ocidental (GO)
- Corumbá (MS)
- Curitiba (PR)
- Florianópolis (SC)
- Formosa (GO)
- Fortaleza (CE)
- Guaratinguetá (SP)
- Juiz de Fora (MG)
- Ladário (MS)
- Lagoa Santa (MG)
- Luziânia (GO)
- Manaus (AM)
- Novo Gama (GO)
- Pirassununga (SP)
- Planaltina (GO)
- Porto Alegre (RS)
- Recife (PE)
- Rio de Janeiro (RJ)
- Salvador (BA)
- Santa Maria (RS)
- Santo Antônio do Descoberto (GO)
- São Paulo (SP)
- Valparaíso de Goiás (GO)
Processo Seletivo:
As candidaturas passam por uma seleção rigorosa , que inclui entrevistas, testes físicos e exames de saúde . Dependendo da cidade, escolha a força que deseja integrar:
- Marinha: Marinhas-recrutas
- Exército: Soldados
- Aeronáutica: Soldadas de segunda classe
Alerta contra golpes:
O alistamento pode ser feito presencialmente ou pela internet (clique aqui para se alistar) . As Forças Armadas alertam para sites fraudulentos , que prometem facilidades no processo. Qualquer pagamento deve ser realizado apenas no site oficial do alistamento .
Desde a década de 1980 , as mulheres já podiam ingressar nas carreiras militares por meio de concursos públicos ou como temporários. Atualmente, 37 mil mulheres integram as Forças Armadas, representando 10% do total efetivo .
Elas atuam principalmente nas áreas de saúde, ensino, logística e também têm acesso à área de combate por meio de escolas como o Colégio Naval (Marinha) , a Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) e a **Escola PreparEscola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) .
Todos os anos, cerca de 1,5 milhão de homens e abre10% são incorporados .