Beatriz Souza conquista medalha de ouro e faz história no judô. São 27 medalhas brasileiras na história da modalidade. Foto: Alexandre Loureiro/COBBeatriz Souza conquista medalha de ouro e faz história no judô. São 27 medalhas brasileiras na história da modalidade. Foto: Alexandre Loureiro/COB

Beatriz Souza conquistou a primeira medalha de ouro do Brasil em Paris nesta sexta-feira (2). A lutadora de 26 anos venceu a israelense Raz Hershko, número 2 do ranking mundial, por waza-ari.

Beatriz se tornou a primeira brasileira a ganhar um ouro olímpico em provas individuais na estreia. Para chegar ao topo do pódio na categoria +78kg, venceu quatro lutas.

Após a vitória, caiu de joelhos no tatame, chorou e gritou: “Eu sou campeã olímpica”.

Na quarta luta da sessão da tarde, enfrentou a número 1 do mundo e levou um shidô por “judô negativo” em menos de 15 segundos.

O retrospecto contra Hershko era favorável a Beatriz, com 100% de aproveitamento em quatro confrontos. Com um o-soto-guruma, derrubou a adversária e conquistou um waza-ari aos 44 segundos de combate. Manteve o controle, sofreu dois shidôs e garantiu o título olímpico na estreia.

O Brasil soma um ouro, três pratas e três bronzes em Paris, com o judô contribuindo com a terceira medalha, juntando-se à prata de Willian Lima e ao bronze de Larissa Pimenta. São 27 medalhas brasileiras na história da modalidade.