Em Parintins, o veículo é o mais usado no período das festas dos bumbás para conhecer de forma charmosa os atrativos turísticos na ilha - Foto: Divulgação/Lucas Silva /AmazonasturEm Parintins, o veículo é o mais usado no período das festas dos bumbás para conhecer de forma charmosa os atrativos turísticos na ilha - Foto: Divulgação/Lucas Silva /Amazonastur

Principal meio de transporte do visitante em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), o triciclo, opção mais tradicional para conhecer os atrativos turísticos e passear pelas ruas da ilha dos bumbás Caprichoso e Garantido, vai circular com uma importante inovação este ano.

Entre os 150 tricicleiros, um deles irá conduzir o primeiro veículo adaptado com uma rampa de acesso para receber pessoas com mobilidade reduzida.

A iniciativa pioneira foi do tricicleiro Adelson Cativo, que trabalha neste segmento há mais de 17 anos. Guiando o veículo sustentável com uma estrutura de metal, coberta por uma lona e que se move pelo guidão de bicicleta, ele investiu com apoio da Associação dos Tricicleiros Turísticos de Parintins (ATTP), a qual faz parte, em ajustes para inserir uma rampa de acesso.

Para isso, foi colocado uma base no estilo gaveta embaixo do triciclo, onde foi encaixado a rampa para quem usa cadeira de rodas consiga subir. Também foi inserido um suporte na parte frontal do triciclo que desce para que não empine para frente e garanta segurança.

Adelson conta que a ideia de adaptar o triciclo para atender os visitantes veio a partir de uma vivência particular.

“Tenho filhos que possuem mobilidade reduzida e era preciso carregar a cadeira e eles até o triciclo. Com a rampa é mais fácil levá-los para passear ou resolver questões diárias”, disse.

Outro fator que contribuiu foi o crescimento de turistas no município na temporada de cruzeiros e no Festival de Parintins.

“Eu atendi os visitantes que vieram nos navios agora e foi sucesso total. Alguns tinham dificuldade de subir no porto, então, eu pegava eles na rampa e levava direto para fazer os passeios”, explica.

Com a chegada da celebração dos bumbás, Adelson também espera muita demanda, principalmente pelo público da terceira idade.

“Estou muito empolgado, até porque nesse tempo de festival a gente é muito procurado e agora que já sabem que tem os triciclos adaptados para eles, a demanda só tem a crescer”, projeta.

Tricicleiro Adelson Cativo – Foto: Divulgação/Lucas Silva /Amazonastur

Durante o Festival de Parintins, os tricicleiros oferecem um City Tour com roteiro especial que passa pelos principais atrativos turísticos da cidade. O meio de transporte charmoso é uma experiência obrigatória para quem quer desfrutar de tudo que a Ilha Tupinambarana pode oferecer.

Apoio e reforma

Para as festividades, o Governo do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), investe na reforma dos 150 triciclos, incluindo pinturas e instalação de lonas novas na parte da estrutura, com a nova identidade do Festival.

Os tricicleiros que integram a Associação dos Tricicleiros Turísticos de Parintins (ATTP) e a Associação dos Tricicleiros de Parintins (Atpin) também são beneficiados com 200 uniformes novos.