O campeão do 57º Festival de Parintins será anunciado no Bumbódromo nesta segunda-feira (1°), às 14h (horário de Manaus). As apresentações no Bumbódromo começaram na noite de sexta-feira (28) e se estenderam até domingo.
Os Bois, Garantido e Caprichoso disputam o trofeu ‘amor e orgulho da cultura parintinense‘.
O boi-bumbá campeão será aquele que acumular o maior número de pontos na soma de todos os blocos durante as três noites de apresentações.
O corpo de jurados, composto por dez avaliadores, examina os 21 itens das três noites de apresentação, com cada noite sendo avaliada separadamente.
Além dos itens essenciais para a apresentação, elementos tradicionais como Pai Francisco e Mãe Catirina, embora não julgados, estão sempre presentes, enriquecendo o espetáculo.
O vencedor desfilará pelas ruas de Parintins, comemorando o título, e logo começará os preparativos para o festival do próximo ano.
Considerado patrimônio cultural do país pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o evento está intrinsecamente ligado à tradição cultural do Boi-Bumbá, uma manifestação popular que gira em torno da lenda da ressurreição do boi.