Uma das primeiras salas de cinema dentro de aldeia indígena será inaugurada no Amazonas - Foto: Divulgação/ Tácio MeloUma das primeiras salas de cinema dentro de aldeia indígena será inaugurada no Amazonas - Foto: Divulgação/ Tácio Melo

Uma sala de cinema será inaugurada na Aldeia Indígena Inhaã-bé, no Lago Tarumã-Açú, na região metropolitana de Manaus. O projeto, chamado “Cine Aldeia”, foi criado em 2019 pela indígena Thaís Kokama e é uma das primeiras iniciativas do tipo no Brasil, sendo a pioneira na região Norte.

Desde sua criação, o “Cine Aldeia” realizou exibições de filmes para crianças, oficinas de cinema e serviu como local de gravações para produções nacionais e internacionais.

Em 2023, o projeto foi contemplado por um edital da Lei Paulo Gustavo, promovido pela Prefeitura de Manaus, que permitiu a aquisição de novos equipamentos e a adaptação do espaço para exibições, mostras e festivais voltados à produção audiovisual.

Desafios para a implementação

Thaís Kokama, formada em rádio e TV e uma das primeiras produtoras indígenas de cinema do Amazonas, destacou as dificuldades enfrentadas no setor audiovisual, especialmente como pessoa indígena. “As produções na minha aldeia sempre despertaram em nós o desejo de criar e exibir trabalhos audiovisuais. Foi por meio do celular e cursos que comecei a realizar esse sonho”, afirmou.

Ela atribuiu o avanço à ampliação de editais culturais e ao apoio das lideranças indígenas, como o cacique Hamaw Saterê, que incentiva iniciativas culturais na aldeia. Thaís ressaltou que, mesmo após os desafios do isolamento durante a pandemia e da seca no Lago Tarumã-Açú, a comunidade continua fortalecida por meio de ações culturais.

Previsão de inauguração

A sala de cinema tem inauguração prevista para fevereiro de 2025 e será um espaço para produções indígenas do Amazonas e de outras regiões do Brasil. Um edital será lançado para selecionar seis filmes — três da região Norte e três de outras partes do país — que serão exibidos no lançamento. Os critérios de participação estarão disponíveis no Instagram oficial do projeto, @cinealdeia.

Apoio e financiamento

O “Cine Aldeia” foi selecionado pelo Concurso Prêmio Manaus Identidade Cultural – Audiovisual, promovido pelo Conselho Municipal de Cultura (Concultura), com recursos da Lei Paulo Gustavo, em parceria com o Ministério da Cultura e a Prefeitura de Manaus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *