Neste domingo (28), o judoca Willian Lima encerrou uma espera de quase um quarto de século ao conquistar uma medalha nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. O atleta paulista, de 24 anos, tornou-se o primeiro judoca masculino do Brasil a alcançar uma final olímpica desde Sydney 2000, garantindo o primeiro pódio nacional na capital francesa.
Willian tinha apenas oito meses de idade quando Tiago Camilo e Carlos Honorato competiram pelo ouro nos Jogos de Sydney, ambos terminando com a medalha de prata.
Acompanhado de sua esposa, Maju, e de seu filho, Dom, Willian Lima avançou luta a luta até chegar à final da categoria meio-leve (até 66kg) na Arena Champs de Mars.
Esta categoria tem uma rica história no judô brasileiro, com nomes como Rogério Sampaio (ouro olímpico em Barcelona 1992), Daniel Cargnin (bronze em Tóquio 2020) e João Derly (bicampeão mundial em 2005 e 2007).
“Eu fico muito feliz porque eu falei que ia chegar aqui, conquistar uma medalha, sair do pódio e colocar no pescoço do meu filho. Eu só estou pensando nisso agora, que eu quero sair do pódio e entregar a medalha pra ele”, disse Willian após a conquista.
No caminho para a final, Willian venceu o uzbeque Sardor Nurillaev com um waza-ari nos últimos seis segundos da primeira rodada. Na segunda rodada, derrotou Serdar Rahimov, do Turcomenistão, após o adversário receber três shidos (punições).
Nas quartas de final, venceu o mongol Baskhuu Yondonperenlei com um ippon e, na semifinal, superou o cazaque Gusman Kyrgyzbayev também com um ippon.
Na final, Willian enfrentou o japonês Hifumi Abe, atual campeão olímpico da categoria, e ficou com a medalha de prata.
Antes dos Jogos de Paris, as principais conquistas de Willian incluíam bronze nos Grand Slams de Tblisi e Tashkent, em 2024, e prata no Grand Slam de Antalya, em 2022.
Além disso, ele ganhou ouro no Campeonato Pan-Americano e da Oceania, realizado no Rio de Janeiro em abril, e bronze nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023.