Inscrições para a prova estão abertas até o dia 10 de maio. FOTOS: Eduardo Cavalcante e Euzivaldo Queiroz/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto EscolarInscrições para a prova estão abertas até o dia 10 de maio. FOTOS: Eduardo Cavalcante e Euzivaldo Queiroz/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

Estão abertas até o próximo dia 10 de maio, as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2024. O edital completo para a realização da prova do Encceja 2024 está disponível no link.

Jovens e adultos que ainda não concluíram o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio realizarão as provas em dia único. Prevista para o dia 28 de agosto, os candidatos interessados podem se inscrever gratuitamente pelo site do Encceja 2024.

Segundo o diretor do Departamento de Políticas Educacionais para Diversidade (DPDI), Rafael Ferreira, o Encceja é uma ótima oportunidade para os cidadãos.

“O Encceja oferece uma oportunidade chave para jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade regular de obter o certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio e, assim, melhorar suas oportunidades no mercado de trabalho e também de entrarem no ensino superior”, destacou o diretor.

Para se inscrever, o candidato deve portar documentos pessoais (CPF e RG), junto de um e-mail e um número de telefone válidos. Ao preencher os dados, o participante deve indicar o estado e o município onde deseja fazer as provas, além o nível de ensino que deseja certificação.

O candidato precisa, na data do exame, ter no mínimo 15 anos completos para realizar a prova de nível Fundamental e a partir de 18 anos para o nível Médio.

A Prova

Formada por 60 questões objetivas em cada turno e uma redação, as provas de Ensino Fundamental, os componentes que compõem o certame são: Matemática, Ciências, Língua Portuguesa (e demais linguagens), além de História e Geografia.

Para o Ensino Médio, os componentes são divididos em Ciências da Natureza; Ciências Humanas; Linguagens e Códigos e Matemática. A prova terá quatro horas de duração, durante o período matutino, e cinco horas no período vespertino, por conta da redação.

Em caso de reprovação em algum dos componentes da prova, é possível refazer o certame no ano seguinte, com enfoque apenas nos componentes que o candidato não obteve nota suficiente. Os dados são armazenados de uma edição para outra.

Justificativa de ausência

Os participantes que faltaram às provas do Encceja 2023, tiveram de 25 de março a 5 de abril, tempo previsto em edital, para justificarem a ausência no ano anterior, requisito obrigatório para aqueles com intenção de se inscrever gratuitamente na edição do Encceja 2024.

Para aqueles que não justificaram a ausência ou tiveram a solicitação de justificativa reprovada durante o período informado, a inscrição para o Encceja custará R$40, a serem pagos ao Inep.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *